Desde o ano de 2001, o NECTAR desenvolveu mais de 485 contratos/convênios de consultorias, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Segurança Pública, Economia, Gestão, Meio Ambiente, Metal Mecânica, Cultura, Artesanato, Confecção, Empreendedorismo, Turismo, Gastronomia, Varejo, Construção Civil, Farmacêutico, Inovação e processos seletivos. O NECTAR apresenta uma estreita relação com sistema SEBRAE em todo o território nacional para prestação de serviço de consultoria nas áreas de gestão e inovação, nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Piauí, Bahia, Amapá, Roraima, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Adicionalmente, o Núcleo apresenta experiências na elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE). Foram desenvolvidos ao longo de seus 11 anos de atuação no mercado mais de 40 EVTEs: (5) para criação de novas instituições, (20) concepção de produtos / serviços e (15) criação/adequação de processos. EVTEs são instrumentos de ampla utilização e muito utilizados em etapas que precedem investimentos, independente do porte, para uma avaliação técnica, para determinar a viabilidade.

Na linha de atuação de Consultoria, o NECTAR é capaz de apresentar atestados de capacidade técnica, que atestam a execução de centenas de projetos desta ciência.

Destacamos o projeto desempenhado no estado do Rio de Janeiro no ano de 2019 em parceira com o SEBRAE-RJ onde foi realizado com qualidade, de forma satisfatória.

A prestação de serviço porta a porta para realização de atendimento empresarial, mapeamento e coleta de dados/informações, aplicação de diagnóstico empresarial, orientação técnica quanto a gestão empresarial, análise de dados, entrega de devolutiva com proposição de soluções em plano de ação e entrega do “Caderno de Gestão”, por meio de visitas de campo com duração aproximada de 1(uma) hora cada e de forma simultânea nos municípios e regiões, contemplando a visitação a 50.000 (cinquenta mil) empresas em atividade em 20 (vinte) municípios do Estado do Rio de Janeiro, e enquadráveis como microempresas ou microempreendedores, individuais, o projeto era desempenhado por meios de equipamentos eletrônicos Smartphones, contendo em seu sistema aplicativo específico para a realização dos atendimentos e impressora portátil.